Novidades

IMPORTÂNCIA DO CHECK UP EM PACIENTES IDOSOS

Atualmente, a pergunta mais frequente no atendimento clínico é: “meu animal está idoso?”. Pesquisas relatam que quanto maior o porte do cão menor é seu tempo de vida. A idade dos cães é classificada de acordo com seu porte (pequeno, médio, grande e gigante), já os gatos não entram neste padrão, pois possuem porte semelhante independente da raça. Por exemplo:

* Cães pequenos: de 1 a 10 kg: idade média de 12 a 16 anos
* Cães médios: de 10 a 20 kg: idade média de 12 anos
* Cães grandes: de 20 a 40 kg: idade média de 11 anos
* Cães gigantes: acima de 40 kg: idade média de 10 anos
* Gatos: idade média de 18 anos

Com base nas médias descritas podemos concluir que o cão ou gato atingiu a fase adulta/senil quando sua idade corresponder à metade da média listada acima (seguindo o padrão do porte para os cães).

Durante a fase senil devemos dar atenção especial à sua saúde do animal, além dos cuidados anuais como vacinação, vermifugação e tratamento dentário. Sugerimos então um check up contendo exames laboratoriais e de imagem, e pelo menos uma consulta de rotina por ano com seu médico veterinário. Os exames mais indicados são:
Check up laboratorial: hemograma e dosagens bioquímicas de uréia, creatinina, TGP, fosfatase alcalina, albumina, exame de fezes e urina.
* Check up cardiológico: mensuração da pressão arterial, eco e eletrocardiograma.
* Check up endocrinológico: dosagens bioquímicas de glicose, triglicérides e colesterol.

A maior parte das doenças em fase inicial é silenciosa, ou seja, o animal pode não apresentar sintomas expressivos para que seja notada pelo seu dono. Por isso, a realização de check up em pacientes senis se torna muito importante ao permitir diagnosticar e tratar de maneira precoce as enfermidades, garantindo o bem estar e qualidade de vida por longos anos.

Nossa equipe veterinária especializada está apta a atendê-lo e nos colocamos a disposição para uma avaliação senil do seu melhor amigo, consulte-nos pelo site ou contato telefônico.

Este simpático cãozinho se chama Tirolês! Recentemente nosso amigo passou por uma bateria de exames para retirada de um tumor na região do pescoço e também tratamento periodontal. Agora ele está 100%.

OUTRAS NOVIDADES

PLab oferece agora CITOLOGIA ASPIRATIVA GUIADA POR ULTRASSOM (cavidade abdominal e/ou torácica) realizada por Dra. Brenda Navarro

Para agendar sua coleta, entre em contato pelo site.
atendimento@plab.com.br

Dosagem sérica de Sódio e Potássio

Nosso laboratório disponibiliza o método íon seletivo para dosagens de eletrólitos com aparelho AVL 9130, obtendo resultados de alta precisão.

CASO CLÍNICO 1
Paciente: canino, fêmea, 12 anos, sem raça definida

LEIA AQUI

CASO CLÍNICO 2
Paciente: canino, macho, oito anos, golden retriever

LEIA AQUI

DISTÚRBIOS DE COAGULAÇÃO EM CÃES COM NEOPLASIA - HEMANGIOSSARCOMA CANINO

LEIA AQUI